domingo, 24 de janeiro de 2010

Sexta Parada: Fátima





Muito simpática Fátima.
Ponto principal: Santuário de Fátima
Fátima tem a história dos três Pastorinhos que viram nossa Senhora. Logo na rotatória de entrada na cidade vemos a imagem dos três.
Seguimos as placas em direção ao Santuário, e logo tivemos uma imagem linda do espaço.
A cidade estava vazia, era dia 24/12/2009, só os turistas estavam lá.Conseguimos ver tudo em pouco tempo e com tranquilidade.
Depois comemos em um restaurante super simples, um frango assado muito bom!!!!
Essa foi a última parada antes de chegar à Lisboa.

Quinta Parada: Coimbra




Decidimos dormir em Coimbra, para conhecer mais um lugar novo.
Chegamos à noite, jantamos em um restaurante italiano com graçon brasileiro e demos uma volta. A cidade é basicamente universitária mas muito bonitinha. Nessa noite não dormimos muito tarde para poder acordar cedo e ver a cidade universitária, o ponto principal.
Depois do café fomos andar por Coimbra, estavam todos se preparando para o jantar de Natal e comprando as ultimas coisas. As ruas até estavam cheias, mas acho que de turistas só nós mesmo.
Subimos uma ladeira infinita até chegar a área da universidade. Realmente é um lugar bem imponente. Não tenho certeza, mas acho que é uma das universidades mais antigas da europa.
Partimos para almoçar em outra cidade. Direção à sexta parada!

Quarta Parada: Bragança






Depois da Terceira parada, fomos dormir em Bragança!!!



Chegamos pela noite e ficamos na casa da tiadoprimodosubrinhodoirmaodealguem. Comemos, conversamos e dormimos.


Quando chegamos fomos dentro da antiga cidade de Bragança, aquela que se casou com Orlean e se tornou Bragança e Orlean.


Muito legal ver estes castelos, a cidade se resumia aos limites do muro do castelo.


Quando acordamos pela manhã, tivemos a surpresa de ver nevando, e muito. Bom, já podem imaginar que minha mãe se cobriu dos pés a cabeça, achando que estava um frio de morte. Mas a verdade é que quando neva, o frio diminue, ou fica mais aturável!


Andar de carro com as ruas cheias de neve não é nada bom, meu pai tentou subir uma ladeirinha, e nada, o carro só derrapava. Minha mãe e eu tivemos a aventura de ficar dentro do carro, enquanto meu pai resolvia alguma coisa sobre documentação da avó dele, enquanto a neve derretia e o carro mesmo com o freio de mão puxado começou a descer. Tive que ficar esperando meu pai no banco do motorista, caso o carro descesse de novo!


Não vimos muito de Bragança, mas demos uma voltinha na cidade. Depois, com o dia começado, continuamos em direção à Lisboa, mas com umas paradinha antes de chegar!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Terceira Parada: Ferradosa


Chegamos a terra da avó do meu pai!

Não sei se entendi direito, mas Ferradosa pertence a Mirandela. E minha bizavó nasceu em Ferradosa.
Vimos a antiga casa da tia Dulce, a casinha simples da avó do meu pai e a igreja do vilarejo.






Algumas velhinhas conhecidas da tia dulce vieram falar com a gente e ficaram super felizes de conhecer os brasileiros!!!



Depois, continuamos a viagem...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Segunda Parada: Romeu



Pegamos a estrada em direção a terra da avó do meu pai.

No meio do caminho paramos na cidade de Romeu, na verdade nem é uma cidade, é um vilarejo abandonado, com casinhas de pedra e oliveiras no jardim.




Lá só tem um restaurante, que na verdade é o quê movimenta o lugar. Ele se chama Maria Rita. A comida é a tipica, comemos um bacalhao com batatas e uma carne. Tudo regado a vinho, pão, azeitonas...



Comemos, ganhamos uns pires do restaurante, tiramos fotos e fomos presenteados com vinho e marmelada pelos primos do meu pai!


Na foto estão: Tia Dulce, a velhinha; Augustinho com a esposa brasileira Letícia e o primo Chico.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Brigadeiro de Preguiçoso


Hoje preparei brigadeiro de copinho para o encontro que teremos amanhã na faculdade.

Será um encontro dos estudantes intercambistas junto com professores. A Hélène Pangot, responsável pela organização, pediu para que levássemos um prato de nosso país. Logo vem feijoada na cabeça, mas imagina se ia fazer isso aqui, além de não saber, nem tem os ingredientes.

Pensei muito, queria fazer algo rápido, pois tenho alguns projetos para fazer.

BRIGADEIRO DE PREGUIÇOSO, no copinho, com direito a granulado coloridinho, que aqui se chama vermicelles.

Espero que gostem, foi o brigadeiro mais caro da minha vida!!! Uma latinha de leite condensado custa 2 euros, mas pelo menos é daquele bom...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Primeira Parada: PORTO



Eu voltei de uma viagem e parti para outra!!!

Saí de SaintÉ nevando e peguei o avião para Porto, Portugal. Cheguei lá e já fui direto para a estação de trem para ir para Lisboal. Comi de almoço uma empadinha e um sanduiche regado a guaraná, só para matar as saudades.

Peguei o trem parador e 3horas depois estava em Lisboa. Fiquei uns 3 dias na casa da Mariana, uma amiga portuguesa daqui. Foi super legal, a familia dela foi muito simpática e adorou minha histórias de brasileira na europa.


Só para vocês se enterarem, um senhor com sua esposa, no ponto de trem, puxou assunto comigo e quando descobriu que eu era brasileira, me disse que eu estava muito cheia de roupa!!! Minha companheira de viagem estava aqui e pode confirmar...

Bom, voltei para o Porto para encontrar meus pais...

Tinha decidido fazer uma surpresa e ia buscá-los no aeroporto, mas acabou que foi tudo ao contrário, que me achou foi meu pai!!!

Começamos nossa visita pelo Porto. Apesar da chuva, comemos em um restaurante muito bom, de frente para o rio Tejo. Passeamos pelas ruaszinhas históricas e visitamos uma cava de vinho do porto!.



No dia seguinte, pela manhã. A familia do meu pai nos encontrou, e começamos uma viagem de carro em direção a lisboa.

Tia Dulce estava lá. É uma velhinha muito simpática, assim como os primos todos...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Passeios Bi & Bia

Ela chegou mesmo, fiquei tão feliz de ver um rosto conhecido que demorei a acreditar que um pedacinho da minha vida no Brasil veio me visitar!
Preparei a casa, a geladeira e a dispensa. Viemos de trem de Lyon para SaintÉ.


Aqui em Saint-Étienne conhecemos a cidade toda, mesmo! E estava super movimentada por causa das festas de fim de ano. Passeamos pelo Marché de Noël, comemos brioches e bebemos vinho depois dos fogos da Fête de Sainte-Barbe. Fomos à museus, à minha escola e passeamos por ruas que nenhuma das duas conheciam, entando em várias lojinhas novas!

Passamos um dia em Lyon, a mini Paris, que surpreendeu a Bi. Fomos no último dia da Fête de Lumiére e andamos bastante pela cidade.


Nosso último passeio foi à Paris. Ahhh Paris! Linda como sempre...
Andamos na roda super gigante e vimos uma cidade Luz mais iluminada do que nunca. Passeamos pelo Louvre a noite, descobrimos a pirâmide invertida perdida, tomamos chocolate quente. Entre outras coisas que a Bi anotou!
Voltamos de TGV para Lyon, almoçamos um tipico déjeuner français, um sanduiche na baguete.

Depois chegou a parte triste, de verdade. Deixei a Bi no ônibus para o aeroporto e fui pegar meu trem para SaintÉ. Estava muito triste no trem, até abrir minha mochila e ver o cartão que ela tinha escrito e colocado lá pra mim....chorei mais, mas com um sorriso. Adorei cada dia, foi realmente muito divertido mesmo. Que boa essa surpresa!

E fiquei um pouco mais feliz vendo a neve no caminho e na minha cidade. A primeira neve do inverno. A Bi foi embora e a neve chegou!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Chegou!


Minha visita chegou!

Fui buscá-la no aeroporto, estava pronta para tirar foto, mas quando olhei para o lado, a primeira a sair foi ela !!!!!
Tirei uma fotinho, saiu desfocada, mas reconhecível!

Surpresa melhor não poderia haver...