segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Musèe de la Mine







Hoje o passei foi pelo Musèe de la Mine.
Aqui em Saint Etienne tinha uma mina de carvão super grande.
Descemos 7 metros numa réplica do elevador utilizado pelos mineradores e percorremos um caminho que contava a história da mina. Entendia alguma coisa!
No caminho eles vão explicando, através de videos, o quê os mineradores faziam, as explosões, as escavações, o transporte e a evolução.
A verdade é que eu achei tudo muito sinistro. Nunca poderia trabalhar num lugar como aqueles.
Conversando com um guia do museu ele me falou que os mineradores desciam 725 metros e que hoje em dia a mina verdadeira está inundada e o elevador se desprendeu. Aliás, segundo ele, foi um dos acidentes que matou várias pessoas. Outro foram através das explosões, que por algum motivo deram errado e acabavam em tragédias.
Sai de lá me sentindo meio mal, é interessante conhecer, mas é um lugar meio sinistro. Já no começo, na sala em que eles guardavam as roupas pedunduradas em correntes, a impressão é horrivel.


Musèe de la Mine

Um comentário:

  1. As fotos já são meio bizarras mesmo. A das correntes então... Será que as minas de hoje em dia são muito diferentes disso. Para trabalhar nessas condições, tem que ganhar muito bem (pelo menos deveria né?).

    ResponderExcluir