sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Extra, Extra, Extra !!!


Chegou um cartão postal para mim!!!!

Ele viajou bastante e durante alguns dias. Mas hoje, quando olhei para a porta lá estava ele. O quê é isso? Um cartão postal!!!
Sinceramente acho que tem coisas que chegam na hora certa. É sempre ruim ficar sozinha, e quando olhei o cartão parece até que escutei a voz de cada um falando...(Marcelo da Aline e do Skype!)

Que bom que a viagem está legal, aposto que não teria como não estar. Deve ser mágico mesmo... Mas acho que o melhor é estar com as pessoas que gostamos, que nos fazem felizes... To morrendo de saudades, de verdade... Mas um mês já passou e agora estou começando a fazer o que me propus a fazer aqui.

Daqui a pouco a gente se encontra!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

München





Munique para os brasileiros! A cidade é muito bonitinha. Descemos na estação Marienplatz para conhecermos um pouco. Ali vimos catedrais, uma tinha um relógio com personagens, que de hora em hora se movimentam. Subimos em na torre da igreja para ver a cidade de cima, a visão é linda. Mais tarde visitamos o museu da BMW. Só carros bonitos e sistemas interessantes. Tirei fotos pros meninos... Outro lugar que conheci foi o Olympiazentrum. As estruturas são o máximo. Ele fica num parque lindo com gente andando de patins, bicicleta, andando de pedalinho. Espero que o centro Olímpico no Brasil fique pelo menos parecido.

Oktoberfest










Festa legal, mas nada se compara ao carnaval de rua do Rio!

Bom, a festa é numa rua super larga, cheia de barraquinhas típicas com pão com salsicha, lembrancinhas da Oktoberfest, com canecas, blusas e chapeus.
Para tomar a caneca de 1L de cerveja tem que sentar nas mesas que ficam dentro das tendas ou nas varanda. Descobrimos isso depois de duas horas em uma fila, sem entender nada, tentando pedir informação para as pessoas doces que trabalham na festa. Falando nelas, sério impossível acreditar na grosseria das atendentes desses lugares. Eu sei que elas tem que lidar com bêbados, que são muitos, mas o pessoal empurra de te zunir pro lado pra você sair da frente, você pede informação eles viram a cara e mandam você sair dali. Sério, dá até raiva de lembrar.

Mas depois de duas horas conseguimos um lugar na tenda Löwenbräu, menos confusa. Sentamos todos e tomamos a famosa caneca! A galera se empolga, sobe na mesa, grita, canta. E os alemães vestidos com as roupas típicas, os homens com uma bermudinha com suspensorio e as mulheres com um vestido que lembra o nosso da festa junina.

Conclusão, a festa é muito interessante porque divulda a cultura deles. As comidas, as roupas, as canecas, e a bebedeira. Mas sinceramente, a educação passou distante de lá. Infelizmente essa é a primeira impressão que tive dos alemães. A Zyn disse que na cidade dela eles são super educados, eu acredito, mas vou ter que ir lá conferir!!!


Oktoberfest, München

Musèe de la Mine







Hoje o passei foi pelo Musèe de la Mine.
Aqui em Saint Etienne tinha uma mina de carvão super grande.
Descemos 7 metros numa réplica do elevador utilizado pelos mineradores e percorremos um caminho que contava a história da mina. Entendia alguma coisa!
No caminho eles vão explicando, através de videos, o quê os mineradores faziam, as explosões, as escavações, o transporte e a evolução.
A verdade é que eu achei tudo muito sinistro. Nunca poderia trabalhar num lugar como aqueles.
Conversando com um guia do museu ele me falou que os mineradores desciam 725 metros e que hoje em dia a mina verdadeira está inundada e o elevador se desprendeu. Aliás, segundo ele, foi um dos acidentes que matou várias pessoas. Outro foram através das explosões, que por algum motivo deram errado e acabavam em tragédias.
Sai de lá me sentindo meio mal, é interessante conhecer, mas é um lugar meio sinistro. Já no começo, na sala em que eles guardavam as roupas pedunduradas em correntes, a impressão é horrivel.


Musèe de la Mine

Firminy Le Corbusier







O pessoal do curso de frances fez uma mini viagem pra uma cidade perto de Saint Etienne chamada Firminy. Visitamos as obras do famoso arquiteto Le Corbusier.

Ele construiu nessa cidade umas residências para as pessoas que não tem dinheiro. Os apartamentos são lindinhos, moraria facilmente num lugar assim. Tem até uma escola na cobertira do prédio, tudo muito bonito.

Além dessas residências, ele construiu uma Catedral, que na verdade, não serve muito como catedral, mas as idéias são super interesantes e ela tem um jogo de luzes lindo.


Firminy Le Corbusier